UM SALÃO MODERNO: arte, crítica e também censura no Brasil de Vargas

Autores: Alexandre Nepomuceno Targino e Lisbeth Rebollo Gonçalves

Descrição

RESUMO: Este artigo tem como premissa abordar aspectos relacionados ao evento denominado 1º Salão de Maio, considerado o primeiro salão de arte moderna brasileira da década de trinta e que ocorreu na cidade de São Paulo em 1937, tendo continuidade por apenas dois anos.  O texto busca fornecer informações acerca da idealização de um evento desta natureza, suas motivações,  repercussões, o ambiente em que a arte brasileira estava situada, a crítica de arte do período e seus possíveis desdobramentos. Por outro lado, procura fornecer informações sobre o contexto das artes no governo de Getúlio Vargas e os efeitos da censura que caracterizaram este período, em especial no tocante ao artista Flavio de Carvalho. A pesquisa realizada para a elaboração destes escritos foi feita através de livros, artigos e fontes primárias, obtidas nos acervos digitais dos jornais da época e também nos acervos digitais da Biblioteca Nacional.

PALAVRAS-CHAVE: Arte Moderna. Salão de arte. Exposição. Censura. Flavio de Carvalho