A CRÍTICA DE ARTE NA MODERNIDADE: Histórias, relações e significados.

Autora: Carla Francisca Fatio

Descrição

RESUMO: O objeto deste artigo é um relato de aproximação inicial sobre o papel da crítica de arte nos textos da Seção Brasil do catálogo da II Bienal Internacional de Arte (1953-1954) de São Paulo. E um convite ao leitor a revisitar os passos ideários de seu fundador, Ciccillo Matarazzo, ao longo de sua vida, sobre dois tópicos: a Comemoração do IV Centenário da cidade de São Paulo (1954) e a mediação de terceiros sobre uma única bienal latino-americana (1978), após seu falecimento. O escopo é valorizar o papel da crítica de arte nessa linha do tempo, protagonizar a Fundação Bienal e validar que o tempo auxilia àqueles que acreditam em seus sonhos e realizam esses ideais.

PALAVRAS-CHAVE: Crítica de Arte. Ciccillo Matarazzo. Comemoração do IV Centenário. Fundação Bienal de São Paulo. I Bienal Latino-Americana.