A REVISTA ANHEMBI E A I BIENAL DE SÃO PAULO

Autores: Araceli Barros da Silva Jellmayer Bedtche e Lisbeth Rebollo Gonçalves

Descrição

RESUMO: O presente artigo objetiva amealhar as contribuições da revista Anhembi para o panorama artístico nacional, no contexto da I Bienal paulistana. Com um caráter formativo, Anhembi se colocava na missão de analisar a contribuição artística brasileira ao se aprofundar nas teorias e elementos compositivos da criação artística. Através da crítica de Luís Martins, Anhembi recebeu com entusiasmo a I Bienal Internacional de Artes de São Paulo (1951) e ambas compartilharam de um mesmo ideal de valorização e divulgação das diferentes linguagens artísticas. A mostra internacional paulistana consagrou-se como o primeiro evento internacional de grande porte a ocorrer fora da Europa e dos Estados Unidos. O Brasil inseria-se dignamente nos circuitos oficiais de arte.

Neste artigo, serão analisadas apenas três edições da revista publicadas em 1951 e 1952.

PALAVRAS-CHAVE: Revista Anhembi; I Bienal de São Paulo; Luís Martins; figurativismo; abstracionismo.